Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Ideias pra dar experiência e oportunidade a programadores iniciantes #20

Open
danilosilvadev opened this issue Aug 9, 2017 · 53 comments

Comments

@danilosilvadev
Copy link

No description provided.

@alfalmeida
Copy link

alfalmeida commented Aug 9, 2017

Como pupilo do @lflimeira, andei pensando em uma solução que talvez seja problema para inúmeros pupilos que estão dando os primeiros passos no mundo do desenvolvimento.
Como muitas das empresas pedem alguma experiência em suas vagas de emprego e acredito que a maioria, quiçá todos, os iniciantes não tenham essa exigência do mercado de trabalho, imaginei a possibilidade do CT vender soluções em desenvolvimento (ainda não cabe discutir quais). Essas soluções seriam desenvolvidas pelos pupilos com a orientação dos seus devidos mentores.
Caberia Ao CT vender soluções um pouco abaixo do valor praticado pelo mercado. O valor do projeto vendido, 50% ficaria com o CT para cobrir seus custos e se manter, e os outros 50% seriam repassados aos mentores e pupilos que dividiriam o valor em partes iguais.
Desse modo, além de ajudar os iniciantes a ter um portifoílio e adquirir conhecimento, ainda geraria uma pequena fonte de renda a todos (que sempre é bem vinda).
Também poderíamos prestar esses serviços para instituições sem fins lucrativos, mas nesse caso, nada seria cobrado.
Sei que já existem inúmeros grupos que também fazem esse tipo de trabalho, porém, poderíamos ser mais um player do mercado.
Acha que isso funciona ou é furada?
Abraço a todos!

@allangrds
Copy link

allangrds commented Aug 9, 2017

Gostei da ideia @alfalmeida, muito mesmo. Só fiquei pensando em quem contrataria o serviço, pq ficará meio que na mão da comunidade. Não pq não tenha gente querendo um site, mas precisamos de alguns "cabeças" que terminarão o projeto caso o pupilo ou menor não o faça.

@danilosilvadev
Copy link
Author

Precisa se ter um controle de qualidade alto, talvez uns testes lá no hackerhank pra ver se a pessoa é capaz, e regras de conduta. O contratado poderia ser o mentor e o mentorado seria como suporte, jr etc q poderia ser substituído em caso de má conduta etc. Ah e pra se tornar um dos mentorados seria q nem entrevista de emprego só q online via skype sei la, e fazendo a provinha do hackerhank ou etc

@danilosilvadev danilosilvadev changed the title Multirão de ideias pra dar experiência e oportunidade a programadores iniciantes Ideias pra dar experiência e oportunidade a programadores iniciantes Aug 9, 2017
@woliveiras
Copy link
Member

Cara, a ideia é bem legal e concordo quase 💯% com esse trecho:

acredito que a maioria, quiçá todos, os iniciantes não tenham essa exigência do mercado de trabalho

Só que concordo em "a maioria", não no "todos" e é ai que estamos trabalhando para mudar: capacitar quem ainda não está nos moldes do mercado para conseguir seu emprego.

Eu só tenho algumas ressalvas contra essa ideia e podemos discutir aqui sobre elas pra amadurecer e, quem sabe, realmente implementar no CT:

O CT não é uma empresa e temos a premissa de nunca nos tornarmos uma. Nossas iniciativas são abertas e devem continuar sendo, para que a comunidade tenha voz ativa no grupo. Imagina que vocês, como comunidade, podem forkar todos os nossos projetos e iniciativas e construir outra comunidade igualzinho a nossa, mas com outra premissa, por exemplo. Essa liberdade é graças a nossa ideia de ser uma "comunidade aberta".

O fato de ser uma comunidade aberta também implica em nosso projeto não privilegiar ninguém por dinheiro. O Mentoria, por exemplo, não ajuda alguém por que essa pessoa paga, mas por que ela buscou ajuda e tinha algum mentor ou mentora disponível no momento.

Criar algo pelo CT que arrecade dinheiro pode ser um tiro no pé, pois a comunidade se torna empresa.

Uma coisa é recebermos apoio financeiro para custear nossas operações e futuros projetos outra bem diferente é trabalharmos e colocar as pessoas da comunidade para trabalhar pra nós em troca de contrato com clientes. - Não que isso seja ruim... Seria um modelo de negócios bem interessante para ajudarmos as pessoas a conseguirem seu primeiro emprego e ainda poderíamos reverter esse dinheiro em cursos para capacitar mais pessoas ainda, porém não é casado com nossos valores principais e por isso precisamos pensar mais.

Outro problema que vejo nisso é o fato de que para o Mentoria, por exemplo, nós penamos para conseguir pessoas para mentorar e muitas vezes demoramos meses para conseguir ajuda para as pessoas que nos procuram (o que por si só é muito ruim), imagina termos tempo para mentorar a criação de projetos para clientes e pupilos... Seria bem tenso.

O que poderíamos fazer é algo parecido com @freeCodeCamp e procurar auxiliar mais as ONGs fazendo seus sites e aplicativos.

Eu acho mais útil para a sociedade que movimentemos nossa comunidade para ajudar ONGs que tenham iniciativas sociais (iguais a nossa ou não) do que ganharmos dinheiro com o valor de produtos para clientes. Dessa forma conseguiríamos fazer um portfólio para as pessoas que contribuírem nos projetos e de quebra gerar valor social.

Essas palavras não são para barrar a sua ideia, mas para levantar pontos negativos que devemos pensar em como transpassar, viu. 👍 👍 👍

O que vocês acham?

@gabriel-brito
Copy link

No caso da experiência, poderíamos abrir uma nova 'branch' no Training Center com o intuito de listar os pupilos que estão em busca de freelas ou jobs! Então as empresas, pessoas etc que estão em busca de profissionais pra serviço 'x' terão onde buscar os profissionais de uma forma mais fácil!

Todo mundo sai ganhando! 😄

@evaldobarbosa
Copy link

Meus amigos, aqui no Maranhão temos o nosso grupo de PHP (PHP Maranhão) e temos uma ótima iniciativa para gerar experiência para os nossos devs, o nosso PHPPratika.
Esse é um evento que acontece de tempos em tempos visando levar problemas para os devs resolverem em laboratório. Talvez seja algo que o CT possa tocar em eventos presenciais.

@victorhugorch
Copy link

@gabriel-brito sua ideia me parece um hub de vagas com um diferencial de vagas focadas para profissionais de nível Junior. Parece interessante se conseguirmos gerar engajamento de empresas.

@rlage
Copy link

rlage commented Aug 10, 2017

Algumas ideias aqui:

1- mentores poderiam bolar projetos que poderiam servir de portfólio para pupilos
2- mentores poderiam costurar parcerias com instituições para trabalhos voluntários: startups, ONGs, universidades. Existe uma série de pesquisas em universidades precisando de desenvolvedores e sem grana de bolsa para pagar. O mesmo vale para ONGs e startups. E essas atividades podem contar no currículo e servirem como portfólio.
3- mentores e pupilos poderiam buscar projetos open source que encaixasse nos objetivos do pupilo e orientá-lo a contribuir.

@gabriel-brito
Copy link

@victorhugorch Sim! Com um pouco de divulgação e a força da comunidade, não demoraria muito até o projeto dar continuidade por si só!

@danilosilvadev
Copy link
Author

danilosilvadev commented Aug 10, 2017

@gabriel-brito de tds as ideias a sua parece a mais realista e possível dentro das nossas possibilidades, principalmente pra começar um novo projeto. Poderia ser criar um novo repo e nas issues cadastrar só jobs jr, estágios, ongs a procura de devs etc. Porém o problema é q isso parece meio inútil já q nos sites dá pra filtrar os jobs pra jr. Ou talvez como vc sugeriu pudesse ser o oposto, lá a gente coloca os cvs dos devs jr, como um cardápio de devs e ae as empresas ou ongs ou etc olham lá e entram em contato. Agora será q eles vao? o costume é divulgarem a vaga e esperarem passivamente o dev, e n ativamente ir atrás de um. Os dois lados tem prós e contras, mas enfim podíamos tentar. O repo pode se chamar JuniorHub ou etc

@lflimeira
Copy link
Member

lflimeira commented Aug 10, 2017

Galera, acho que seria valido retomar aquela ideia de ONGs, que tivemos a um tempo atrás. Dessa forma a galera ajudaria as ONGs e teria a questão da experiencia e portfólio, fora que ter uma carga social maior.

Mesmo que já existam projetos assim, ajudar nunca é demais e se o TC tiver um projeto desse teria mais adesão da galera que participa do que se essa galera fosse procurar em outros sites.

Uma outra forma que eu estava conversando com o pessoal, seria criar Hackathons do Training Center visando problemas sociais que poderiam ser resolvidos com tecnologia, dessa forma geraria um bom engajamento e troca de conhecimento, principalmente com trabalho em equipe.

O que vocês acham?

@scarpelini
Copy link

scarpelini commented Aug 10, 2017

Pessoal, tenho alguns pontos para compartilhar com vocês aqui também.
De fato colocar um dev muito iniciante num projeto comercial com prazo (na maioria das vezes sem folga), com implementações as vezes não muito simples, pode ser um risco grande.
Por mais que o contratante tenha noção que está contratando devs junior (as vezes o cliente final nem vai saber o que significa ser junior), ele não vai abrir mão da qualidade na entrega e do prazo que ele tem só por conta de serem junior. É um risco grande, e caso de algo errado, quem assumiria a responsabilidade? Caso o junior desista, ou não entregue, ou entregue parcialmente, enfim N coisas podem rolar e banir o dev ou qualquer outra coisa não vai resolver o problema do cara que contratou. Isso pode ser bastante prejudicial para a comunidade em termos de percepção de valor.

Eu tenho uma empresa que produz tecnologia e estamos buscando nos organizar para viabilizar também formas de inserir devs iniciantes em processos de aprendizados, mas nem de perto, pensando em colocar eles em produtos comerciais de clientes pagantes. Como eu disse, o risco é grande.

Conforme comentaram, o mais interessante num primeiro momento para os devs ganhar portfólio e principalmente experiência, seria envolvendo eles em projetos sociais, onde não existe necessariamente um prazo (mas é importante ter um cronograma mínimo), com escopo parcialmente definido com tasks já pre-determinadas. Desse modo eles conseguiriam evoluir sem a pressão de um cliente em cima.

Os 3 pontos que o @rlage colocou estão bem dentro disso. Infelizmente num primeiro momento não haveria grana para esses projetos, mas seria um meio deles conseguirem ter os primeiros passos com pessoas qualificadas, para ter consistência no conhecimento e na aplicação dele. O próprio dev vai começar a se sentir confiante depois de um tempo, para pegar seus próprios freelas e entregando de acordo com sua capacidade técnica, e claro, ganhando seu dinheiro.

@alfalmeida
Copy link

@woliveiras - Respostas para questões levantadas.

O CT não é uma empresa e temos a premissa de nunca nos tornarmos uma. Nossas iniciativas são abertas e devem continuar sendo, para que a comunidade tenha voz ativa no grupo. Imagina que vocês, como comunidade, podem forkar todos os nossos projetos e iniciativas e construir outra comunidade igualzinho a nossa, mas com outra premissa, por exemplo. Essa liberdade é graças a nossa ideia de ser uma "comunidade aberta".

O CT não precisaria virar empresa, nem é essa a principal ideia da minha proposta, afinal isso desvirtuaria toda a natureza do projeto, mas pode virar parte do terceiro setor. Mas isso é outra ideia que não é o momento de discussão.

O fato de ser uma comunidade aberta também implica em nosso projeto não privilegiar ninguém por dinheiro. O Mentoria, por exemplo, não ajuda alguém por que essa pessoa paga, mas por que ela buscou ajuda e tinha algum mentor ou mentora disponível no momento.

O ponto principal, não é privilegiar, e sim manter pessoas engajadas no processo. Se fizermos uma consulta aos mentores, acredito, que muitos, talvez a maioria dos pupilos começa com um baita gás, mas esse gás vai se dissipando, até desaparecer por completo a ponto de desistirem do projeto. Isso tira lugar de muitos que querem estudar.
Além do mais o dinheiro, que não seria muito, serviria para ajudar aqueles que moram longe dos grandes centros, ou seja, em cidades do interior onde o acesso ao emprego a área de tecnologia seja escasso. Desse modo, estaríamos incluindo no mercado de trabalho, aquele que deseja trabalhar sendo que muitas vezes, pessoas não tem condições de se mudar para grandes centros. Essa é a principal ideia por trás desse ponto. Usar a internet para aproximar as pessoas.

Criar algo pelo CT que arrecade dinheiro pode ser um tiro no pé, pois a comunidade se torna empresa.

Partindo desse princípio, não poderia nem criar uma campanha como o CT criou para doações, pois está “arrecadando dinheiro”. Penso que o CT não precisa fugir do dinheiro assim como o diabo foge da cruz. Na verdade, o CT estaria sendo pago por um serviço prestado (nada mais justo) e os recursos seriam usados para financiar si mesmo e seus projetos. Se o problema, é transparência, basta divulgar em suas páginas um balanço trimestral além de criar uma comissão que aprove as contas do CT para o ano, ou semestre, ou como preferir.

Uma coisa é recebermos apoio financeiro para custear nossas operações e futuros projetos outra bem diferente é trabalharmos e colocar as pessoas da comunidade para trabalhar pra nós em troca de contrato com clientes. - Não que isso seja ruim... Seria um modelo de negócios bem interessante para ajudarmos as pessoas a conseguirem seu primeiro emprego e ainda poderíamos reverter esse dinheiro em cursos para capacitar mais pessoas ainda, porém não é casado com nossos valores principais e por isso precisamos pensar mais.

Entendo que há barreiras burocráticas, mas não existem barreiras intransponíveis. Tudo é uma questão de ser criativo, pensar e planejar. Outra sugestão, é que um pupilo só possa trabalhar por um número limitado de projetos para ganhar experiência. Depois não poderá mais participar como pupilo. Seria mais ou menos como os menores aprendizes ou os populares “guardinhas”. Após isso, o CT poderia aproximar esses pupilos das empresas que contrataram seus serviços para quem sabe, efetiva-los em seus quadros de funcionários. Talvez até solicitar que a empresa contratante do projeto, o contrate posteriormente. Isso é mais uma ideia.

Outro problema que vejo nisso é o fato de que para o Mentoria, por exemplo, nós penamos para conseguir pessoas para mentorar e muitas vezes demoramos meses para conseguir ajuda para as pessoas que nos procuram (o que por si só é muito ruim), imagina termos tempo para mentorar a criação de projetos para clientes e pupilos... Seria bem tenso.

Eu pessoalmente acredito no poder do mercado. Mas isso, é uma visão muito pessoal. Penso que o mercado corrige tudo. Talvez com o incentivo financeiro, mais mentores se aproximem querendo participar, eliminando o gargalo com a falta deles. Também acredito que o apoio financeiro regule a elaboração de projetos, pois terá a obrigação de fazer ou não recebe o dinheiro. Mas tudo pode ser pensado melhor.

O que poderíamos fazer é algo parecido com @freeCodeCamp e procurar auxiliar mais as ONGs fazendo seus sites e aplicativos.

Eu não deixei as ONG’s de fora. Na minha proposta, o serviço para elas, é free.

Eu acho mais útil para a sociedade que movimentemos nossa comunidade para ajudar ONGs que tenham iniciativas sociais (iguais a nossa ou não) do que ganharmos dinheiro com o valor de produtos para clientes. Dessa forma conseguiríamos fazer um portfólio para as pessoas que contribuírem nos projetos e de quebra gerar valor social.

Eu acho que toda empresa tem uma importante função social, pois ela que nos possibilita obter nossos recursos para o auto-sustento e em muitos casos de nossas famílias. Sem elas, tudo seria palavras ao vento. Não há nada mais social do que nosso trabalho e as empresas. Além do mais, nunca falei em ganhar dinheiro. Estou falando em pagar aquele que trabalha e merece ser recompensado por força do seu mérito. A outra parte do dinheiro, seria para financiar o própria CT que tem seus custos fixos, e ideias para novos projetos.

Essas palavras não são para barrar a sua ideia, mas para levantar pontos negativos que devemos pensar em como transpassar, viu. 👍 👍 👍

De forma alguma pensei em barreira. Acredito que temos que discutir para encontrar um caminho que beneficie a comunidade.

@scarpelini
Copy link

scarpelini commented Aug 10, 2017

@alfalmeida se me permite entrar no meio desses pontos hehe.
Não sei bem se o dinheiro em si, atrairia mais mentores. Nas experiências que eu tive com projetos mais sociais como esse que envolve o compartilhamento de conhecimento, em todos, quando não havia dinheiro era muito melhor executado e só por um motivo, porque todos realmente queriam passar adiante o conhecimento pois sentiam essa necessidade pessoal. Não era por conta de um valor monetário que visavam. Eu entendo seu ponto, onde coloca das pessoas receberem por seu serviço prestado e tudo mais, que seria justo e de verdade seria, mas acredito que acabaria sendo muito mais como "uma ajuda de custo" do que necessariamente um valor que representa o esforço envolvendo tal atividade.
Quando as pessoas fazem de coração, a qualidade é muito maior, e pra esse tipo de atividade, no meu ponto de vista, realmente é pra quem quer compartilhar.

Acho que teria que analisar bem o que o TC é, e o busca. Lidar com dinheiro nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando se tem muitas pessoas envolvidas. E cara, na minha opinião(mais uma vez) o dinheiro sempre foi o problema em nossa sociedade. Sim eu sei, nós vivemos em um Sistema Capitalista. Nós precisamos do dinheiro para pagar nossas contas e sobreviver, mas ainda assim, não tira o mérito do dinheiro ser sempre o vilão na construção das coisas realmente boas e sadias.

Enfim, é realmente difícil chegar num formato adequado, mas eu realmente acredito que uma comunidade engajada, por menor que sejam o número de mentores, mas que, sendo mentores que realmente querem passar o conhecimento, isso tem um poder enorme. Eu me comprometo a ser um desses e passar o pouco conhecimento que tenho. Inclusive, estamos nos organizando para TechTalks dentro de nossa empresa (www.santa.io) e iremos abrir para a comunidade para todos que quiserem participar. Inclusive, vou publicar por aqui sempre que formos realizá-los.
@lflimeira pode me instruir onde eu possa divulgar as Tech Talks aqui no TC?

Bem @alfalmeida, esses são meus pontos pessoais do porque acredito que envolvendo dinheiro possa ser realmente um tiro no pé, de qualquer forma, pode ser que haja um meio de chegar ao meio termo e inclusive, acho bem válida toda a discussão em torno do assunto para viabilizar caminhos para os devs iniciantes se profissionalizarem. Eu estou nessa com vocês.

@woliveiras
Copy link
Member

Se fizermos uma consulta aos mentores, acredito, que muitos, talvez a maioria dos pupilos começa com um baita gás, mas esse gás vai se dissipando, até desaparecer por completo a ponto de desistirem do projeto. Isso tira lugar de muitos que querem estudar.

Acontece muito mesmo, @alfalmeida.

Partindo desse princípio, não poderia nem criar uma campanha como o CT criou para doações, pois está “arrecadando dinheiro”

É bem diferente, cara, por que os "prêmios" lá não são um produto que pode fazer gerar grana para alguém, por exemplo. Mas o privilégio que comentei ali é o fato de (como humanos) as pessoas que organizam o CT começarem a privilegiar pupilos(as) que tem performance maior para começar a entregar projetos mais rapidamente. Pode acontecer, não teria como prevenir isso, afinal é ser humano mexendo com dinheiro.

Penso que o CT não precisa fugir do dinheiro assim como o diabo foge da cruz

😂 😂 😂 😂

Não é bem fugir do dinheiro, mano. É a maneira como conseguir ele.

Ex.: na nossa campanha no apoia.se poderíamos colocar pessoas em posições mais altas se doassem 30 reais ou mais no nosso Trello pra que as pessoas do Mentoria as atendessem mais rápido. Isso seria algo ruim, pois imagina quem não pode doar nem 2 reais por mês... Ficaria sem mentor(a) pelo resto da vida.

Outra sugestão, é que um pupilo só possa trabalhar por um número limitado de projetos para ganhar experiência. Depois não poderá mais participar como pupilo.

Essa ideia é muito boa até mesmo para o Mentoria da maneira como está hoje!!! 👍

cc: @training-center/mentors

Talvez com o incentivo financeiro, mais mentores se aproximem querendo participar, eliminando o gargalo com a falta deles

Esse é o problema de envolver dinheiro... Quem não pode pagar, não tem condições de ter um projeto descente. No nosso caso vamos levando de vagar até acertar as coisas, mas sem envolver o dim dim, não pelo fato de privilegiar ninguém, mas pelo fato de que desvirtua nossa causa. 😢

O dinheiro não é o ruim, mano... O ruim é o que acontece quando tentamos conseguir ele elevando o poder de quem o tem. Imagina um cenário hipotético onde cobramos um valor simbólico de 10 reais mensais por mentoria para que nossos mentores prestem uma "consultoria" aos pupilos e pupilas... Quem não tem grana continua se lascando no mercado e nossa missão social falece.

@mathvbarone
Copy link

mathvbarone commented Aug 10, 2017

Caras, eu acho que o formato ideal seria criar formas de ligar o cara que esta começando com uma experiência real, não necessariamente um projeto real. Porque não criamos uma serie de projetos "Default" para quem é Jr fazer, e eles mesmo podem oferecer esses trabalhos para ONGS?
Eles vão ter o projeto, vão ter a comunidade pra ajudar caso pinte alguma dúvida, e vão poder entrar no mercado de trabalho. É uma maneira de dar as ferramentas, eles constroem o que quiserem com os próprios esforços.

@woliveiras
Copy link
Member

quando não havia dinheiro era muito melhor executado e só por um motivo, porque todos realmente queriam passar adiante o conhecimento pois sentiam essa necessidade pessoal

É isso que tentamos fazer no CT... Com que as pessoas ajudem por que no final alguém vai ter a vida completamente mudada por conta dessa ajuda, não por dim dim. Não que quem faz isso por dinheiro esteja fazendo algo errado e não social, mas é que sem o apoio a quem não consegue pagar não conseguimos ajudar a sociedade de verdade.

Afinal se só quem consegue pagar é que faz certos cursos, está em certos lugares ou consegue certas oportunidades, não estaríamos sendo sociais, mas seletivos.

Enfim, é realmente difícil chegar num formato adequado, mas eu realmente acredito que uma comunidade engajada, por menor que sejam o número de mentores, mas que, sendo mentores que realmente querem passar o conhecimento, isso tem um poder enorme.

❤️ ❤️ @scarpelini

@woliveiras
Copy link
Member

woliveiras commented Aug 10, 2017

Galera, o Bernard de Luna já está conversando conosco sobre criar uma integração com o CT mostrando na sua plataforma de empregos quando os curriculuns são de pessoas que participam das nossas iniciativas.

Eu só não queria comentar antes, por que ainda estamos conversando sobre e eu queria que fosse uma surpresa pra vocês. 😬 😬 😬

@lflimeira
Copy link
Member

@scarpelini Nós estamos pensando em criar um repositório para divulgar eventos e tudo mais, mas acredito que o lugar mais efetivo para vc divulgar atualmente, seja no nosso Slack.

Tem o nosso twitter tbm. O que vc acha @woliveiras?

@danilosilvadev
Copy link
Author

@lflimeira citou um hackaton. Puts, seria daora se tivesse um aqui hein. E ae tivesse times, tipo time vermelho, verde, rosa etc. E ae fossem times de 3 pessoas, design, frontend e back. Então a pessoa escrevia o time e o tema do hackaton ou o projeto pedido só seria divulgado no dia e ae tinha 24hrs pra fazer. Mas tipo os times eram formados antes sacas? puts imagino q seria divertido e uma experiência. rsrs

@X-X-Xavito
Copy link

Sou pupilo e bem iniciante. Pelo o que consegui refletir sobre, a ideia do @lflimeira e do @woliveiras sobre criação de sites para as ONGs me parece ser a mais benéfica para todos.

@danilosilvadev
Copy link
Author

É algo simples, rápido, fácil de se fazer só precisaria de um repo, n ia pagar nada ou talvez pagasse só pro time q tirasse o primeiro lugar um prêmio sei la, podia ser umas camisetas whatever. Podia ter q pagar pra participar, uma taxa de entrada, só pra filtrar quem n quer a sério isso. E ae o ct anunciava o vencedor numa live, puts viajei mas ia ser daora kkkk e as ongs talvez seja legal, mas tem q cadastrar ae elas em algum repo

@lflimeira
Copy link
Member

@danilosilvadev se fechar uma galera interessada podemos bolar um em.

@lflimeira
Copy link
Member

@danilosilvadev acho que a questão de pagar pode acabar excluindo pessoas, pelo mesmo motivo que o @woliveiras citou. Mas seria uma boa oportunidade de aprendizado para a galera, poderíamos ver se conseguimos um curso e um kit do TC (camisa, adesivo e mais alguma coisa) para os vencedores. Organizaríamos uma comissão avaliadora, estruturaria o projeto e tudo mais. Como eu falei, se fechar uma quantidade razoável de pessoas interessadas podemos conversar para tirar essa ideia do papel. 😄

@alfalmeida
Copy link

@woliveiras

É bem diferente, cara, por que os "prêmios" lá não são um produto que pode fazer gerar grana para alguém, por exemplo. Mas o privilégio que comentei ali é o fato de (como humanos) as pessoas que organizam o CT começarem a privilegiar pupilos(as) que tem performance maior para começar a entregar projetos mais rapidamente. Pode acontecer, não teria como prevenir isso, afinal é ser humano mexendo com dinheiro.

Isso é bem possível, mas para solucionar isso, o que poderia ser feito, é a rotatividade entre Mentor/Pupilo, além de que os pupilos poderiam participar com um número máximo de projetos. Os pupilos que se "graduarem" poderiam auxiliar o mentor responsável pelo projeto como uma espécie de "gerente". Seria como níveis que o pupilo subiria até poder se transformar em mentor. Para limitar o mentor, ele poderia ter um limite de projetos que poderia participar no ano e depois disso teria que se dedicar a outros projetos tais como palestras, artigos, manutenção das mídias do CT, materiais para estudo etc.

Esse é o problema de envolver dinheiro... Quem não pode pagar, não tem condições de ter um projeto descente. No nosso caso vamos levando de vagar até acertar as coisas, mas sem envolver o dim dim, não pelo fato de privilegiar ninguém, mas pelo fato de que desvirtua nossa causa.

Bom... se é essa a decisão de não envolver dinheiro, então tudo bem. Só acho que o foco está errado. Não se deve focar na remuneração ao pupilo/mentor e sim em como financiar o próprio CT. Mas se isso é fato decidido, então humildemente retiro minhas sugestões. Porém contem comigo para o que precisarem. =)

@X-X-Xavito
Copy link

Esse hackaton é uma boa ideia. Nunca participei de um mesmo hehe

@danilosilvadev
Copy link
Author

@lflimeira o lance de pagar é simbólico, tipo uns 10 reais por equipe. E é justamente pra afastar os hue hue brs que vão se inscrever mas nem comparecer vao no dia. Pow 3 pessoas pra pagar 3,30 temers n vai tirar quem ta realmente interessado.

@danilosilvadev
Copy link
Author

Acho q um hackaton é um primeiro passo importante pra o CT-projects iniciar a envolver a comunidade em projetos reais e experiências verdadeiras. @alfalmeida deu umas ideias interessantes mas não acho q vcs vao conseguir administrar elas agora, pq sao de difíceis execuções. E mesmo o ONGs etc é difícil pq exige muito comprometimento de novos devs q n tem costume com o dia a dia da programação. Hackaton é só um dia, dá mais ânimo e engajamento, é com time e equipe junto. Geralmente os lugares fazem só presencial, e o nosso seria online. Enfim acho essa a ideia mais plausível e possível de ser realizada e obter sucesso. As outras são muito difíceis e levam bastante tempo, então poderiam ser armazenadas pro futuro.

@lflimeira
Copy link
Member

Concordo com o @danilosilvadev, nenhuma ideia deve ser descartada. Quanto ao valor eu entendi o propósito @danilosilvadev. @woliveiras vc acha que seria valido uma divulgação para ver se tem interessados suficientes e começar a estruturar um projeto?

@woliveiras
Copy link
Member

A ideia de um hackathon é bem LOKA!!!!

@alfalmeida, sua ideia realmente não está descartada, viu. Só não da para fazer algo assim agora, mas algum dia poderemos sim levantar de novo a sua dica para fazermos algo do tipo.

Sobre as ideias que estamos tendo nessa issue, já vou criar mais issues para discutir sobre cada assunto separadamente.

@alfalmeida
Copy link

Tranquilo, @woliveiras . Podem contar comigo para colaborar. Sempre que puder, ou for solicitado, posso contribuir com sugestões e outras tarefas que me confiarem. Sempre fui muito bem tratado pela comunidade CT e agradeço o meu mentor @lflimeira por rapidamente ter me acolhido.

Abraço a todos! =D

@lflimeira
Copy link
Member

@woliveiras então a ideia seria criar um repositório para hackathons?

@danilosilvadev
Copy link
Author

Ideia ótima mas não pode ser algo muito repetitivo, tem q ser tipo um evento, uma vez ao ano ou 2 pq se n perde valor, sei la. rsrs E aquele diheiro da inscrição podia ser usado justamente no prêmio, manjas? se fosse tipo 10 de cada integrante, e tivesse uns 10 times já dava uns 300 de prêmio. rsrs mas enfim, n sei, vejam ae a melhor estratégia. Os vencedores tinham tbm q ter um post divulgando o projeto deles no blog do ct e tals

@woliveiras
Copy link
Member

Pessoas, foram criadas algumas issues maneiras com os frutos dessa nossa conversa:

@hokauz
Copy link

hokauz commented Aug 11, 2017

Pessoal, achei muito interessante o tópico e parei somente para responde-lo.

Trabalho mais com inovação tecnológica e empreendedorismo, há tempos me deparo com duas situações:

  1. Um conceito genérico de que toda pessoa que tenha uma ideia de negócio tecnológico deva ser um empreendedor, e;
  2. A busca por pessoas dispostas a trabalhar em projetos novos, geralmente em MVP's.

Com isso bolei a Ideadora, por enquanto um grupo no face, mas com um propósito maior. Em suma, reunir um número razoável de pessoas com ideias empreendedoras de cunho tecnológico e pessoas interessadas no desenvolvimento.

A Ideadora atua em módulos, tanto para quem quer empreender quanto para quem quer desenvolver. Tendo uma ideia/projeto novo, uma equipe interna estuda a viabilidade do projeto e escala algumas possibilidades de equipe. Cabe ao idealizador aceitar a proposta ou não, aceitando, é formada então uma equipe JR que fica sob monitoria de uma equipe PRO. O intuito é que PRO faça a gestão a JR apreenda no processo, para no caso de sucesso, a JR vir a se tornar efetiva, uma vez que o objetivo é poder abraçar o máximo de ideias novas para projetos, sejam comerciais ou sociais. E aproximar idealizadores de desenvolvedores, criando um espirito de trabalho em equipe, aprendizado, e de crescimento diferenciado.

Deixo o Link para quem quiser adentrar,
https://www.facebook.com/groups/ideadora/

@88patota
Copy link

Interessante @honoratothiago
Já conseguiram tirar algo do papel?

@hokauz
Copy link

hokauz commented Aug 11, 2017 via email

@88patota
Copy link

da hora @honoratothiago.
eu tenho sérios problemas em criar mvp's.
até o canvas vai tudo bem. dp buga a mente vei... kkk

@hokauz
Copy link

hokauz commented Aug 11, 2017 via email

@woliveiras
Copy link
Member

@honoratothiago, pode nos informar seu usuário do Telegram?

Não é interessante compartilhar seu número de telefone diretamente na internet dessa maneira, pois você pode receber trotes ou mesmo aquelas ligações de falsos sequestros e outros golpes. Por isso eu editei seu comentário para remover o número, viu. 👍

@hokauz
Copy link

hokauz commented Aug 12, 2017 via email

@hokauz
Copy link

hokauz commented Aug 12, 2017 via email

@luizbills
Copy link

Não sei se falaram isso já (não li todos comentários), acho que o CT podia ter uns projetos de criar sistemas "genéricos". Como sistema gerador de fatura, cadastro de cliente, etc (estou sem ideias no momento).


Citei sistemas, porque um sistema tem tudo que é ensinado no CT: front-end, back-end, banco de dados, UX, etc. E também porque sistema gratuitos e genéricos podem ajudar muitas empresas pequenas. Além claro de ajudar o CT a ficar mais conhecido, podendo ser compartilhado em blogs que não necessáriamente falam de tecnologia.


Se tiver 1 ou 2 mentores coordenando o projeto, creio que dá para sair alguns sistemas bem úteis e legais.

@88patota
Copy link

@luizbills boa. curti essa ideia tb.
mas acho que falta um processo pra dar o start disso.
por exemplo: a elaboração do sistema, as histórias ou casos de uso e etc...
isso iria gerar um tempo de algum scrum master ou analista de negócios.
acho da hora a ideia de criar isso para empresas que não tem condições de arcar com
uma ferramenta de mercado.

ideias...

@hokauz
Copy link

hokauz commented Aug 15, 2017 via email

@luizbills
Copy link

@Patota não precisa ser exatamente sob demanda para empresas que precisam. Pensei em algo open source mesmo, para os pupilos ir aprendendo e de quebra ficar para uso gratuito de quem precisar, disponibilizando como webapp, por exemplo.

@88patota
Copy link

@luizbills hmmm. saquei mano.
acho que ideias todos temos.
precisa ter alguma bacana e jogar na mesa.
nem que seja pra separar um canal no slack ou uma outra issue somente pra isso.
ai saindo algo criaria o repositorio aqui mesmo e dariamos inicio =)

@hokauz
Copy link

hokauz commented Aug 22, 2017 via email

@88patota
Copy link

curti a ideia @honoratothiago =D

@felipefernandes
Copy link

felipefernandes commented Aug 29, 2017 via email

@hokauz
Copy link

hokauz commented Sep 23, 2017 via email

@woliveiras
Copy link
Member

Estamos atuando nessa issue em paralelo com algumas outras atividades.

Recentemente fizemos contato com um rapaz que faz um processo de mentoria através da criação de projetos para ONG's.

Vamos fazer uma reunião com ele e logo traremos novidades.

@danilosilvadev
Copy link
Author

danilosilvadev commented Oct 31, 2017

@luizbills criei esse repo que tem exatamente essa proposta. Dá uma olhada!
São ideias para pequenos projetos, com exemplos e indicado onde aprender a tecnologia. São coisas simples porém pontuais que vão de leve além do básico html, css e js. Quem puder contribuir, tá faltando a parte backend lá, e algumas coisas do front.
@woliveiras , @Patota , @felipefernandes , @lflimeira
https://github.com/danilosilvadev/devJR-portfolio-starter

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
Labels
None yet
Projects
None yet
Development

No branches or pull requests